Google+ Enfim, o amor é sentimento ou decisão? - 26.12.2011 | Pereghrinnus
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Enfim, o amor é sentimento ou decisão? - 26.12.2011

 “O amor é paciente. O amor é bondoso; não é ciumento. O amor não se vangloria não se ensoberbece. Não se conduz inconvenientemente, não procura os próprios interesses; não se enfurece, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 1Co 13.4-7
Muitos confundem algumas expressões de afeto e carinho, ou mesmo atração sexual, com amor. O verdadeiro amor, porém, tem todas as características acima descritas. O verdadeiro amor em nós nasce na cruz de Cristo.
“Nós o amamos por que ele nos amou primeiro” (1Jo 4.19). Esse amor foi o originado no criador em uma profunda expressão de misericórdia, através da morte de Cristo. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). “Nisto conhecemos o amor: que Cristo de a sua vida por nós.” (1Jo 3.16a)
É ingenuidade (para não dizer tolice) achar que nós mesmos podemos produzir esse amor. Esse amor vem primeiro de uma união orgânica entre Deus e aqueles que receberam poder para se tornarem Seus filhos. Aqueles que nasceram novamente, não da carne, nem do sangue, nem da vontade do varão, mas de Deus (Jo 1.12,13 e 3.6,7).
Existe uma bela e terrível descrição do homem natural, raio-x da nossa sociedade, e nos ilustra bem por que ele não pode produzir esse amor:
“... Não há um justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus; todos se extraviaram, juntamente se fizeram inúteis, não há quem faça o bem, nem um sequer. A garganta deles é sepulcro aberto...” (Rm 3.10-13a). Essa é a descrição do homem sem Cristo.
Quando nos unimos ao Pai, e isso através do Filho, o amor de Deus flui em nós (Jo 7.37).
Essa união somente é possível pela ação de Deus, que transforma o coração do homem para que receba a sua Palavra e seu Espírito e, pela fé do homem no nome de Jesus e total entrega a seu senhorio (Ez 36.22-27; Jo 20.31; At 10.43; Rm 9.33). Então nós temos, não uma vida modificada para parecer com a vida de Cristo, mas, a vida do próprio Senhor Jesus em nós. “Estou crucificado com Cristo, e já não vivo, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” Gl 2.20 (Jo 10.10; 14.6).
A partir daí podemos falar de amor verdadeiro. Esse que é fruto do Espirito de Deus que habita em nós. “Mas o fruto do Espirito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão domínio próprio.” Gl 5.22-23a (Tg 4.5;  2Co 6.16).
Quando temos a vida de Cristo em nós fica claro que amor não é um sentimento é uma decisão. Cristo não morreu por nós por causa de um sentimento, mas por uma deliberação diante do Pai, em que ele escolheu deixar a glória que tinha com o Pai, para ser humilhado e obediente até a morte, e morte de cruz, a fim de resgatar aquilo que se havia perdido. (Fl 2.1-8; Jo 17.5; Mt 20.28).
Sentimentos são passageiros e não dependem do nosso controle. Se o amor não fosse uma decisão Cristo nos daria esse mandamento? Leia:
“O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos” (Jo 15.12,13).
Ou:
Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5.44).  
Concluímos que o homem natural não é capaz de expressar o verdadeiro amor, pois se extraviou e se tornou inimigo de Deus (Tg 4.4; Rm 3.10-13). Aquele que recebeu do novo nascimento, partilha da mesma natureza de Cristo e de Deus. “Para que todos sejam um, como tu ó Pai, o és em mim, e eu em Ti. Que eles também sejam um em nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste” (Jo 17.21). Esse sim é capaz de viver o verdadeiro amor descrito no belo poema revelado pelo Espírito a Paulo sobre o amor, pois a vida de Cristo é agora a sua vida. Fora disso pode ser qualquer coisa, menos amor.

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Relacionados

2leep.com
 
;