Google+ #EstudosBreves - Ressurreição - Parte 3 - 13.11.2011 | Pereghrinnus
domingo, 13 de novembro de 2011

#EstudosBreves - Ressurreição - Parte 3 - 13.11.2011




#ESTUDO 3

Por que os discípulos não o reconheceram?



Ore, peça direção do Espirito Santo e, leia com atenção os seguintes textos base:

Mateus 28;
Marcos 16;
Lucas 24, e;
João 20.


Não raro foram os momentos em que por causa de um coração endurecido havia cegueira espiritual, viam, ouviam mas não entendiam o que Jesus fazia, vejamos alguns exemplos:

Quando Jesus profere a parábola do semeador, os discípulos o questionam e ele descreve a condição espiritual do povo:

Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.” Mateus 13:15

Os discípulos por muitas vezes também mantinham um coração endurecido e, apesar de verem com os olhos as maravilhas que Jesus fazia, era como se nada tivessem visto:

Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido.” Marcos 6:52

E Jesus, conhecendo isto, disse-lhes: Para que arrazoais, que não tendes pão? não considerastes, nem compreendestes ainda? tendes ainda o vosso coração endurecido?” Marcos 8:17

Do mesmo modo aconteceu com a ressurreição de Jesus. Os discípulos estavam trites, abatidos e decepcionados. Eles acreditavam num Messias militar que restauraria o reino a Israel, porém já havia três dias que Jesus tinha sido sepultado. A desesperança e falta de fé tinham invadido o coração dos discípulos, tornando-os endurecidos e descrentes. Por isso os seus olhos estavam como que fechados e não reconheceram ao Senhor. (Mt 28.17; Mc 16.10-14; Lc 24.10,11, 13 a 35; e Jo 20.25).
Esse argumento fica mais evidente quando comparamos os momentos da aparição do Senhor descritos no Evangelho de João e demais Evangelhos:

Em Jo 20.13-15 elas estavam ainda dominadas por um sentimento de tristeza e indignação. Não reconheceram ao Senhor, crendo ser ele um jardineiro. Quando esses foram substituídos por alegria e espirito de adoração, então prontamente o reconheceram e o adoraram (Mt 28.8,9; Mc 16.9-11; Lc 24.9-11).
Talvez você tenha perdido os dois primeiros temas acesse #ESTUDO1 ou #ESTUDO2

0 comentários:

Postar um comentário

Posts Relacionados

2leep.com
 
;